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Capacidades operacionais, desempenho e alinhamento estratégico em micro e pequenas empresas do nordeste brasileiro
O objetivo geral deste artigo é avaliar quais são as capacidades mais importantes para as estratégias de operações das MPE nordestinas, se o grau de importância dado a cada capacidade influencia o desempenho das mesmas, bem como se as empresas apresentam alinhamento estratégico.
Por Fernando Luiz Emerenciano Viana, Roger Augusto Luna, Camilla Cruz de Carvalho, José Varela Donato. Publicado por XL Encontro da ANPAD 2016/Anais do EnANPAD.
RESUMO
As Micro e Pequenas Empresas (MPE) têm contribuído de forma considerável para o desenvolvimento da economia em diversos países. Essas empresas defrontam-se com desafios relacionados ao contexto atual de constantes mudanças ambientais, o que demanda o crescente aperfeiçoamento de suas estratégias empresariais e de operações para se manterem competitivas no mercado. O objetivo geral deste estudo é avaliar quais são as capacidades mais importantes para as estratégias de operações das MPE nordestinas, se o grau de importância dado a cada capacidade influencia o desempenho das mesmas, bem como se as empresas apresentam alinhamento estratégico. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório e explicativo, de natureza quantitativa, operacionalizado por meio da aplicação presencial de questionários a uma amostra de 1.250 MPE nordestinas, cuja análise de dados utilizou a técnica de regressão linear simples com auxílio do Microsoft Excel®. Os resultados indicam que as MPE nordestinas consideram a confiabilidade como a capacidade operacional mais importante e a flexibilidade como a menos importante. Observou-se que o grau de importância das capacidades operacionais das MPE do Nordeste influencia positivamente o desempenho dessas empresas nessas capacidades, em relação aos concorrentes. Entretanto, essa influência, apesar de ser estatisticamente significante, pode ser considerada relativamente pequena. Por fim, percebeu-se que as MPE nordestinas adotam predominantemente a diferenciação como estratégia competitiva; entretanto, boa parte destas tem tido dificuldade de alinhar sua estratégia de operações com a estratégia competitiva, o que pode comprometer a sobrevivência das empresas no longo prazo.