Como elaborar o plano de consultoria em escritório de gestão de projetos e processos?

O plano de consultoria em EGPP compreenderá cinco tarefas:

  • explicitar benefícios, oportunidades, pressupostos e riscos do EGPP;
  • constituir a equipe de implantação do EGPP e sua governança;
  • avaliar a maturidade da empresa em gestão de projetos e processos
  • definir objetivos, entregas e critérios de sucesso da consultoria;
  • elaborar o plano de comunicação e agenda de trabalho.

A primeira tarefa consiste numa avaliação cuidadosa dos benefícios, custos, oportunidade e dos riscos do EGPP, fundamental para obtenção do patrocínio e apoio ao projeto de consultoria por parte da alta administração da empresa.

A segunda tarefa passo consiste na constituição da equipe do projeto de consultoria e na sua estrutura de governança. Condição essencial para o sucesso do projeto, os membros da equipe devem possuir capacidades condizentes com os desafios.

O planejamento de consultoria em EGPP fundamenta-se em quatro questões essenciais sobre a gestão de projetos e processos:

  • onde a empresa está;
  • aonde a empresa quer chegar;
  • como a empresa chegará aonde pretende;
  • quão bem ela conseguirá o seu intento.

Ao encaminharmos essas questões, adentramos na terceira tarefa, a avaliação da empresa quanto ao seu nível de maturidade em gestão de projetos e processos, ferramenta de diagnóstico para definição do modelo de EGPP. Essa avaliação será realizada com participação de diretores e técnicos.

A maturidade expressa o nível da evolução da empresa em gestão de projetos e processos diante de pressupostos, objetivos e métricas estabelecidos. Um modelo de maturidade em gestão permite que a empresa avalie sua capacidade de bem gerenciar, inclusive estabelecer um plano de crescimento para atingir um nível de maturidade desejado.

Assim, a utilização de um modelo de maturidade em gestão de projetos e processos, ao responder àquelas quatro questões, visa:

  • eliminar causas de ineficácia;
  • sintonizar iniciativas entre projetos e processos e objetivos estratégicos;
  • estimular inovação e melhoria contínua;
  • elevar o nível de maturidade da empresa.

Os resultados da quarta tarefa, a definição de objetivos, entregas e critérios de sucesso da implantação do EGPP, constituirão o farol da equipe para atendimento das expectativas dos interessados e os parâmetros de avaliação de todo o trabalho da consultoria.

Por fim, a consultoria elaborará o plano de comunicação e a agenda de trabalho.